sábado, 1 de junho de 2013

Um enxoval único ainda é possível!




Enxoval é um dos costumes mais antigos nos preparativos do casamento, as primeiras referências remontam ao século XII. As noivas francesas da época faziam seu Trousse, que nada mais é que trouxa, com seus pertences pessoais e os acréscimo as necessidades da casa nova. Nada mudou, em  pleno século XXI ainda são as moças que  levam os pertences de cama, mesa e banho para a nova casa.

Toalha de mesa Ilha da Madeira

O enxoval durante séculos foi personalizado, era feito pela futura noiva, pela mãe, pela avó e muitas vezes com a ajuda de tias e primas da noiva, começava–se cedo, lá pelos oito ou dez anos da menina, afinal tudo era bordado, acrescentado rendas e tinha que ser de ótima qualidade para que durassem anos. Quem de nós não conhece a história de uma toalha de linho bordado de nossas avós que é herança de família, ou de um jogo de lençol e até mesmo de uma colcha de crochê ou tricô. Tudo feito à mão, com o maior capricho. Todo o enxoval era bem personalizado, pois eram peças únicas!
Em outras épocas os enxovais eram enormes,  toalhas do dia-a-dia, toalhas de festas. Jogos de cama de uso cotidiano, jogos do dia das festas. Os lençóis deviam combinar com a colcha, os jogos de banho deviam  ser bem marcados para não serem confundidos com um pano qualquer. Ao longo dos anos só se acrescentavam ao enxoval as peças destinadas aos filhos. E haja baús! Em algum momento as mocinhas ganhavam um baú onde guardavam suas peças, sempre com sachês de alfazema para manter as peças frescas e afastar as traças, acredite essa era a razão prática dos sachês!

Lençol com bordado Richelieu

Os tempos mudaram, as mulheres hoje são educadas para terem suas próprias carreiras fora de casa, já não têm tempo para passar anos bordando, aplicando renda ou fazendo crochê, não têm baús e os apartamentos não são tão espaçosos onde se possa ter um grande armário somente para o enxoval da casa. A necessidade tornou tudo mais prático vai-se as compras uns seis meses antes do casamento, com uma lista básica, e está pronto o enxoval! Uma ou outra noiva ainda conta com algumas mulheres prendadas em casa, avós ou mãe, que vão personalizar alguns panos de prato e quem sabe aplicar uma renda ao lençol do primeiro dia do casal na casa nova.

Centro de mesa em crochê

Toda noiva quer dar um toque pesonalizado à sua casa nova, quer peças únicas! Quem não quer?  A falta de tempo e abundância de oferta acaba por deixar esse desejo abafado, afinal não tivemos tempo para encher nossos baus ao longo dos anos. O Solar da Marquesa nasceu para suprir essa necessidade. As rendas são aplicadas e pensadas para que não demandem horas de ferro de passar e os tecidos, graças,  já não precisam de uma engomadeira especializada! Monogramas são desenvolvidos para  que o casal seja uma unidade. O monograma de nossos avós maternos (Hernande e Adelaide) era um bonito HA que eram bordados até mesmo nos panos de prato! E o melhor se antes os enxovais não saiam do branco, quando muito um creme, hoje é possível sonhar colorido e com isso coordenar peças.
A vida mudou, o século XXI  é o século tecnológico, mas os desejos de quem monta uma casa nova, seja  por casamento ou sozinho, continuam os mesmos: ter uma casa com a sua cara!
Sonhar e realizar não custa caro, diz a Marquesa.


Toalhas de banho Solar da Marquesa



* As imagens não creditadas foram retiradas da internet, caso reconheça alguma nos ajude a dar o crédito.




4 comentários:

  1. Que legal!Os enxovais eram feitos por anos a fio e muitos caprichados. Lindos demais, como deve ser e que agora tem vocês aqui da Solar da marquesa, para resgatar isso tudo novamente!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. É muito bom encontrar mais informações sobre enxoval!
    abs

    ResponderExcluir
  3. Jussara e cia. é claro que ainda há espaço para um lindo enxoval, só que como a mão de obra é pouca, acabam ficando peças caras. Não que não valham, são peças diferenciadas, bem cuidadas, nada em série e feito às pressas. Sou apaixonada com roupa de cama e banho bonitas, bem feitas e de qualidade nos tecidos e acabamentos. Espero me deliciar por aqui, com as novidades. Esta semana mesmo, ao arrumar uma cama, com um jogo desses industriais, de marca boa, me deparei com inúmeros fios de linha mal terminados, tive que pegar a tesourinha e ir aparando, pensando onde foi parar o controle de qualidade da fábrica tão badalada!
    Desejo muito sucesso à empresa e ao blog. Bom estar aqui.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, obrigado por sua visita. O Solar da Marquesa tem por filosofia é peças de qualidade e diferenciada, mas com preços
      acessíveis. Porque isso é possível!
      beijos

      Excluir

Faça seu comentário.