quinta-feira, 20 de junho de 2013

Festinha, festa ou festança o que importa é comemorar!



Bandeirinhas não pode faltar!
Eita que mês bom esse! Muitas festas, muita música e muita comida. As festas juninas estão por toda parte, as quermesses em todos os lugares e nós loucos para participar de todas. Afinal quem não tem ótimas lembranças dessas festas e quem nunca começou um namorico numa delas? Ainda existe Correio Elegante?  Antigamente, e não tão antigamente assim, as famílias e seus amigos é que promoviam as festas, era um tal de juntar panelas, “quero o bolo da Iaiá”, “quero o curau da Tia Déia”, “quero a canjica da vovó”, mas na vida das grandes cidades já não há espaço em casa e nem muito tempo para fazer as bandeirinhas, então são as escolas, igrejas e condomínios que as promovem. Isso não impede que a gente vá atrás do bolo de aipim (ou mandioca) da vizinha!
Quadrilha para dançar!
Fogueiras já não há, uma pena! As fogueiras vêm de tempos imemoriais pois simbolizam, numa festa, a luz da sabedoria, a luz interior e o calor do amor. Balões ficaram perigosos e são mesmo! As quadrilhas resistem e hoje são cada vez maiores e mais divertidas, algumas representam quase uma peça em  meio a festa. Dançar uma quadrilha é muito bom! Qualquer quadrilha e em qualquer lugar, vamos lá! E as bebidas que só tomamos nesse mês, quentão e vinho quente!!!  Já comecei a procurar uma festa junina!

Toalha do Solar da Marquesa um sucesso será!

Organizar uma festa junina, mesmo que pequena, não é tão difícil. Junte alguns amigos, os que couberem em em sua casa ou apartamento e faça como na roça, peça uma colaboração de cada um. É divertido, pois faz com que todos se sintam  participando dos preparativos. Em casa coloque umas bandeirinhas na porta, acenda algumas velas (para lembrar a fogueira) e arrume uma bonita mesa  para os comes e bebes. Use e abuse de xadrez e cores fortes, não esqueça de guardanapos e  uma bandeja  com xicrinhas  e pequenos copos para o quentão e o vinho quente, se houver outras bebidas coloque os copos em outra bandeja, cestas de palha para colocar os doces de amendoim e pratos bonitos para os bolos e outros doces. Cumbuca, canecas e xícaras grandes servem para a canjica e lembre-se pode empilhar tudo, fica mais descontraído! Muitas das comidas típicas são de milho, por que é época da colheita o milho, então não pode faltar bolo de fubá, uma canjica quentinha, uns pé-de-moleques, umas paçocas, um cuzcuz salgado, este é um típico prato paulista, ou outro prato típico da sua região e para quem tem uma boa varanda ou um quintal simpático um churrasquinho! As bebidas devem ser servidas quente, afinal é inverno, mas vinhos sempre serão bem vindos.  O Brasil tem uma das culturas musicais mais ricas do mundo então faça uma triha sonora com baião, forrós, música caipira de raiz, sertanejo  o que for de seu gosto. Sua festa será um sucesso!

Feliz São João e São Pedro! - diz a Marquesa.

Toalha Solar da Marquesa, para a festa bonita ficar!

* As imagens não creditadas foram retiradas da internet, caso reconheça alguma nos ajude a dar o crédito.

5 comentários:

  1. Apesar de adorar festas juninas, tem anos que não vou a uma. Este ano alguns amigos resolveram fazer uma e estou toda ansiosa esperando o dia, cuidando da roupa e pensando no doce que vou levar!
    Post lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essas festas!!!
    Queria ter uma casa bem grande para dar um festão!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro este período de festas.
    Fiz uma em casa e já fui convidada para outra que será Julina:)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Esse é o mês mais lindo daqui ... Adoro tudo, as comidas, a festa, a dança e tudo mais.

    Bjokasss e bom final de semana.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.